Começo a dose_INDIE com uma pergunta a queima roupa: você já encontrou o seu parceiro? Musicalmente, as bandas que fazem o setlist encontraram a sua outra metade e dessa união nasceram parcerias inusitadas e, acima de tudo, bem interessantes.

01 – Black Ghosts e Damon Albarn – Repetition Kills You

Dupla pop-dance formada por Simon Lord e Theo Keating. Um pouco de história: o avô do Keating fez parte da Orquestra Sinfônica de Londres e tocou oboé nas sessões de estúdio da música “A Day In The Life” do disco Sargent Pepper’s Lonely Hearts Club Band dos Beatles. Voltando aos dias de hoje, no disco de estréia do Black Ghosts, a dupla convidou o Damon Albarn, vocalista do Blur, para emprestar a sua voz em “Repetition Kills You”.

02 – Paul Weller e Graham Coxon – Each New Morning

O Paul Weller foi o guitarrista, vocalista e principal letrista da banda inglesa The Jam nos anos 70. O Graham Coxon até 2003 foi o guitarrista oficial do Blur. Em 2008 a dupla se reuniu para gravar um single com três músicas. Cada um escreveu uma letra, depois uma outra em conjunto, e todas as músicas em parceria. O resultado, além de agradar aos fãs, agradou ainda mais aos próprios, tanto que nas entrevistas sobre o projeto era uma rasgação de seda de um com o outro.

03 – Elastica e Stephen Malkmus – Unheard Music

“Unheard Music” foi lançada na trilha do filme “Suburbia” de 1997 e é um cover da banda X, da Califórnia. Com essa parceria, foi a primeira vez que o Stephan Malkmus gravou uma música sem o Pavement, a sua banda original, até a separação amigável em 1999.

04 – The Strokes e Regina Spektor – Modern Girls And Old Fashion Men

Se dependesse da vontade do Julian Casablanca, vocalista dos Strokes, a música “Modern Girls And Old Fashion Men” seria anunciada como Regina Spector e The Strokes. Ele tentou exigir que sua gravadora lançasse o single da música “Repitilia” dessa forma, mas pensando nos lucros a gravadora abortou a idéia.

05 – Nick Cave e PJ Harvey – Henry Lee

“Henry Lee” vem acompanhada de uma certa paixão no ar, melodias ao pé do ouvido ditas entre o Nick Cave e a PJ Harvey. Na época, rolou muito mais que uma simples “parceria musical” entre os dois.

06 – Sonic Youth e Kim Deal – Little Trouble Girl

Essa música é desacelerada e sem a distorção de guitarra e microfonia, características marcantes no som do Sonic Youth, mas não deixa de ser bela e tão importante como todo o conjunto da obra da banda. Além da participação da Kim Deal, vocalista das Breeders, emprestando maravilhosamente sua voz nos refrões, o clipe de “Little Trouble Girls” é uma excelente aula de direção de arte e enquadramento em video.

07 – Foo Fighter e Louise Post – Touch

Em 1997 o Dave Ghrol foi convidado pelo diretor de cinema Paul Schrader para escrever, compor e gravar a trilha do filme “Touch”. Num total de treze, a música, que assim como o filme também se chama “Touch”, é uma das três faixas em que há vocais. Nesse caso, cantada em parceria com a sua namorada à época, a Louise Post, guitarrista e vocalista do Veruca Salt.

08 – Queens Of The Stone Age e Mark Lanegan – In The Fade

A banda surgiu para ser uma “confraria” entre músicos. Os integrantes fixos seriam o vocalista e guitarrista Josh Homme e o baixista Nick Oliveri. No intervalo entre os discos “Songs For The Deaf” e “Lullabies to Paralyze” as famosas, e tão citadas, diferenças artísticas irreconciliáveis fez o Oliveri procurar por novos desafios.

09 – Kashmir e David Bowie – The Cynic

10 – Placebo e David Bowie – Without You I’m Nothing

Arrisco dizer que o David Bowie, além de camaleão, é também o coringa do rock. Todos os projetos em que ele se envolve, seguramente são legais e dão certo. A versão original de “Without You I’m Nothing” sem o seu vocal é interessante mas perde a força. “The Cynic” sem a sua participação, não teria o porquê de ser gravada.

“…play with me, play with me
don’t tell me how it feels
don’t let it be for real
don’t tell me how you feel”

 

Clique aqui para baixar a música “Unheard Music” do X.

Clique aqui para baixar o podcast.

Lex publica seu podcast às sextas-feiras no Sete Doses

Anúncios