Não vou nem usar a desculpinha de que rolou algum entrave tecnológico, por isso o post entrou essa hora. Esqueci. Esqueci mesmo. Folga de Natal serve pra isso: pegar fila em shopping, arrumar o quarto e esquecer compromissos.

Essa época é hora daquelas polêmicas listas de fim de ano com o melhor de 2009. Este ano ainda temos o agravante de ser o fim da década – ou quase isso – , a primeira do novo milênio, então já começaram a pipocar por aí as listas de melhores do ano em diversas categorias.

Eu separei algumas aqui, totalmente aleatoriamente, seguindo o critério: as que eu achei mais legais.

A revista Time fez uma lista com os 50 melhores sites de 2009. Surpresa ou não, o Flickr lidera a seleção, que tem links para todos eles e que rendem umas boas clicadas. Daqueles para salvar nos Favoritos.

A Wired, minha revista favorita, fez uma série de listas de melhores do ano. Tem desde as mais manjadas até a dos Melhores Vídeos de Visualizações Científicas, além dos Melhores Trailers do Ano e dos Melhores Escritos sobre Tecnologia. Na verdades, as listas deles foram sendo fesitas ao longo do ano. ainda assim, vale dar uma conferida nestes e nos outros.

O Alexandre Matias em seu Trabalho Sujo está fazendo uma longa lista dos melhores álbuns brasileiros, dos álbuns gringos e das 300 melhores músicas dos anos 2000. O cara é uma máquina e está documentando a década como ninguém – pelo menos que eu tenha visto – fez. Vai lá e veja com seus próprios olhos.

O Rrraurl também fez uma listinha bacana com os melhores do ano segundo sua equipe. Uma das mais equilibradas que eu vi até agora.

aqui é um exemplo do que eu menos gosto nesta época. Cara que quer mostrar que é o fodão colocando em sua lista um monte de disco que NINGUÉM ouviu, só pra mostrar que ‘ó, conheço o que ninguém conhece’. Dos 25, conheço 7 artistas e ouvi 4 discos.

E é isso aí. Semana que vem tem a minha lista das coisas legais do ano. Bom restinho de 2009 e que 2010 venha com o pé na porta.

Thiago Kaczuroski, o Kazu, escreve (ou pelo menos deveria) às quartas-feiras no Sete Doses

