O post é curto porque a dica é valiosa, e possivelmente vai te divertir por um tempo.

O Youtube é uma das invenções mais legais dos últimos anos. Os vídeos estão todos lá, você vê a hora que quiser, mas sabe aquele momento em que você gostaria de mostrar um vídeo para alguém, mas não tem conexão de internet?

Por exemplo, você está com o celular, contando um causo para amigos em um bar, que seria muito bem ilustrado com um vídeo. Mas ali não tem wi-fi e sua conta de celular vai sofrer um baque se você carregar o vídeo todo.

Não seria legal ter o vídeo baixado, para mostrar ali offline? Isso já era possível faz tempo, com uma série de programas que baixavam o vídeo, depois salvavam em outro formato, em um processo que geralmente era demorado e te fazia abrir um software só pra esta função.

Eis que esta semana alguém – não sei quem “descobriu” a parada – postou no twitter um jeito muito simples de baixar um vídeo do Youtube: basta substituir o Y de youtube no endereço do vídeo por um 3.

Vamos exemplificar com o vídeo abaixo, o trailer do aguardado Alice no País das Maravilhas, do Tim Burton:

 

O endereço dele é http://www.youtube.com/watch?v=DeWsZ2b_pK4

Se substituirmos o Y do endereço por um 3, ele fica assim: http://www.3outube.com/watch?v=DeWsZ2b_pK4

Aí é só escolher entr os dois formatos: em MP4, compatível com a maioria dos dispositivos móveis como celulares, ipod, PSPs etc, ou flash, mais leve, para ver no computador e em alguns celulares.

Fácil, não? Então divirtam-se.

 

 

Thiago Kaczuroski, o Kazu, escreve às quartas-feiras no Sete Doses.

Anúncios