A internet é – ou deveria ser – um meio facilitador da troca de ideias. Desde aquele papo descontraído, até colaboração em trabalhos ou mesmo ideias inspiradoras e profundas, conhecimento acadêmico e o que mais você puder imaginar.

Uma iniciativa sensacional neste sentido é o projeto TED. Com um slogan que diz algo como Ideias que valem a pena serem espalhadas, o site traz breves palestras (com cerca de 18, 20 minutos) com pessoas das mais diversas áreas (de saúde, negócios, design, artes, tecnologia e por aí vai).

 

O legal do site é que o teria tudo para se tornar um saco (algumas palestras são difíceis de serem assistidas in loco, imagina pela internet), talvez por conta da duração e da variedade de temas, se torna um exercício delicioso de pensamento.

Até há algumas, mas não vá ao TED esperando tutoriais. Para isso o Youtube é a melhor saída. O TED é muito mais para você conhecer ideias, iniciativas que estão dando certo pelo mundo.

E o bacana é que o projeto tem uma versão nacional, onde é possível ver conversas de pessoas famosas, outras nem tanto (muitas vezes as mais legais) e tudo com vídeos muito bem produzidos, o que torna a experiência ainda mais interessante.

 

Na próxima vez em que estiver de bobeira na internet, sem nada pra fazer, visitando sempre aqueles mesmos sites iguais, pense um pouco e dê uma passada no TED, depois pense muito.

 

 

Thiago Kaczuroski, o Kazu, escreve às quartas-feiras no Sete Doses

Anúncios