Essa é a semana 52 do sete doses. E a dose_INDIE não deixou passar esse número que para mim tem um significado especial. Como mencionei na décima segunda edição o primeiro disco pra valer da minha vida foi Party Mix, de The B-52’s. Aproveitando o embalo preparei um set list bem anos 80, período em que a banda estava no auge do sucesso.

 01 – The B-52’s – Funplex – 2008

Depois de dezesseis anos sem lançar músicas inéditas, em 2008, nós, fãs, fomos presenteados com o disco Funplex. Musicalmente a banda soube envelhecer com dignidade.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

02 – The B-52’s – Tell It Like It T.I. Is – 1992

Em 1992 o quinteto estava resumido a um trio, isso porquê Cindy Wilson, a loira da foto acima e irmã mais nova de Ricky Wilson, resolveu dar um tempo para ser mãe.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

03 – The B-52’s – Trism – 1983

Essa música é prima-irmã da clássica “Legal Tender”. Whammy! foi o último disco com a formação original. Tempos depois de lançamento o guitarrista Ricky Wilson morreu por problemas de saúde relacionados à Aids. O show realizado no Rock’ n’ Rio de 1985 foi o último que ele apareceu em público.

04 – Devo – Whip It – 1980

Nas apresentações ao vivo do contagiante Devo, além da qualidade das músicas, o que mais chamava a atenção da platéia era o visual futurista como eles apareciam vestidos.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

05 – New Order – Bizarre Love Triangle – 1986

O disco Brotherhood marca bem o período de transição quando a banda deixou para trás os fantasmas de Joy Division e assumiu uma postura bem dançante, mas NÃO dance music.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

06 – Violent Femmes – Gone Daddy Gone – 1983

Violent Femmes pode ser usado para definir uma pessoa “chorona”, “um banana” na cidade de Milwaukeen, nos Estados Unidos, onde a banda surgiu nos anos 80. No começo da carreira eles tiveram grande ajuda do guitarrista James Honeyman Scott, de Pretenders.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

07 – Inxs – New Sensation – 1987

Seguramente o disco Kick é o melhor da carreira da banda. Na época em que ele foi lançado o meu vinil quase furou de tanto tocar. GOSTO do INXS. Esperava ansiosamente o lançamento de cada disco porque sabia que bons clipes viriam no pacote, como “New Sensation”. Só com a morte do vocalista Michael Hutchence, em 1997, descobri que fazíamos aniversário no mesmo dia.

Em 1988 a saudosa marca de roupas Company, do Rio de Janeiro, lançou coleção chamada Crucial Style, inspirada na ilustração do shape desta capa. A minha camiseta era preta de manga curta.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

08 – REM – Pop Song 89 – 1988

O disco Green foi divisor de águas na carreira da banda. Ele foi o primeiro lançado pela Warner e lembro que para os padrões da época o contrato assinado era ESCANDALOSAMENTE alto. 1991: “should we talk about the weather? should we talk about the government?

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

09 – Midnight Oil – Beds Are Burning – 1988

Os australianos do Midnight Oil sempre foram politicamente e socialmente engajados. Durante 25 anos Peter Garrett foi seu frontman. Em 2002 ele saiu da banda e desde 2007 ele é Ministro do Meio Ambiente da Austrália.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

10 – Modern English – I’ll Melt With You – 1982

No final dos anos 70 Modern English era uma banda punk e chamava The Lepers. Com a entrada do novo baixista e tecladista, eles assinaram contrato com a gravadora 4AD e adotaram o nome atual.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

11 – Echo And The Bunnymen – The Game – 1987

“The Game” foi lançada em homônimo disco de Echo And The Bunnymen, e o clipe filmado no Rio de Janeiro durante a primeira turnê da banda, em 1987. Tenho carinho especial por essa música e clipe.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

12 – Talking Heads – Stay Up Late – 1985

Sempre gostei do Talking Heads. A diversidade sonora que eles experimentavam em cada disco só aumentava minha devoção. O que também muito me agradava era a qualidade gráfica das capas dos discos. UMA MAIS LEGAL QUE A OUTRA. E não era por acaso, David Byrne é formado em artes.

Capa e contra-capa do disco Little Creatures

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

Clique aqui para acessar a décima segunda dose_INDIE: Mestres e Professores

Clique aqui para baixar o podcast no formato AAC para iPod.

Clique aqui para baixar o podcast no formato MP3.

Lex publica seu podcast às sextas-feiras no Sete Doses

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

IMPORTANTE

Dia 6 de março tem a Festa de 1 Ano do SETE DOSES. Próximo ao Cine Sesc. R$ 10 para entrar. Vamos lá.

Anúncios