Cansado de rodopiar em si, Servante arava a terra com o carinho de mãe que coloca bebê no bercinho. Àquela altura o sol molhava mais que temporal. Ardia, mas ele recebia por aquilo. Às vezes, tinha o delírio de ouvir o tilintar de uma corrente que, amarrada a seu tornozelo, serpenteava em contato com o piso, intercalada pelo bumbo de uma bola de ferro.

O bom era que em Limoal o sol desbotava cedo. E era quase sempre que Servante ganhava estrelinha de “Lacaio do Mês”. Não havia de ser diferente. Era exemplar demais. Era escravo velado de manual e cartilha. Os ponteiros do relogião da grande casa davam oito voltas completas e ele partia robotizado, programado para voltar no dia seguinte, na mesma hora.

A plantação, no fim das contas, era mais dele que do senhorio. O patrão sabia disso, não contava a ninguém, mas até respeitava o cercadão sem fim de Servante. O problema é que adulto adestra-se com o tempo. Criança é bicho solto e vadio.

A devoção de Servante acabou no dia em que Miguelzinho, filho “do hômi”, saracoteou pela plantação, mascoteando e regando todo o verde daquela cultura com o amarelo de seu piuizinho. O servo apanhou os trapos. Caiu em si e viu que seu tesouro não enchia nem um porta-níquel de bolso.

Farrearia noite e dia seguinte inteiro para provar a todos que seu 1888 particular havia voltado. O mau é que a desforra não veio. O outro dia amanheceu noite de novo. Não havia mais sentido sair sol se ele não estivesse ali, exposto em dorso. Daquela feita, era clarão eclipsado, e Servante com o medonho medo dos frouxos.

Resolveu enfrentar a ausência da luz cegante de peito estilhaçado como mosaico de vitral. Ao som de Disritmia, de Martinho da Vila, deitou sobre o chão frio e sem colchão na esperança de ser exorcisado pela água-benta daquele olhar infindo.

 

Lucas Nobile escreve todas as sextas-feiras para o Sete Doses, e roga aos leitores que vejam como Ney Matogrosso brindou Servante com a melhor versão já feita dessa maravilha de tema de Martinho da Vila. E avisa, o texto só faz sentido casado com o vídeo

Anúncios