Quem nunca esteve na seguinte situação: tem uma entrevista de emprego, ou um aniversário, médico, compromisso qualquer em uma rua X da cidade e não tem/ está sem carro e não faz a menor ideia de como chegar lá…

Perguntar pra amigo é sempre uma faca de dois gumes. Não raro indicam um ônibus que passa BEM longe do local, e te faz ficar naquele desespero de não saber se vai chegar.

Para isso, essa semana começou a funcionar um serviço bem legal, o Cruzalinhas. Você coloca um endereço e ele, pelo Google Maps, mostra quais são as linhas de ônibus que passam por ali e de onde elas vêm.

Como teste, na imagem abaixo, coloquei um endereço aqui perto de casa. Já dá pra ter uma ideia de quantas linhas atendem o local. Testei com o trabalho e também funcionou.

 

Já existia um serviço parecido, o OnBus. Mas em todas as tentativas que eu fiz ele nunca funcionou direito. O Cruzalinhas e eficiente na primeira.

Um serviço assim dá só um gostinho do que pode ser feito com uma ferramenta poderosa como o Google Maps. A qualquer momento, com o celular, você consegue saber caminhos, traçar rotas, descobrir onde estão lojas, serviços e o que mais imaginar.

Este blog, o Google Maps Mania tem um monte de mashups já feitos com o serviço. Vale a pena conferir.

 

Thiago Kaczuroski, o Kazu, escreve às quartas-feiras no Sete Doses e adora mapas, mesmo se confundindo com eles quando mais precisa

Anúncios