Há alguns dias, não sei bem por que, várias pessoas começaram a me adicionar num site chamado Mubi. Resolvi então dar uma espiada e o que encontrei foi uma divertida e interessante comunidade para quem gosta de cinema.

Lá é possível dar notas para filmes, ver outras pessoas que gostaram – ou não – dos mesmos filmes e diretores que você e entrar em contato com elas.

Mas o principal atrativo do site é que é possível assistir a uma grande quantidade de filmes pagando uma quantia módica de “ingresso” para a sessão.

Funciona assim: há longas e curtas. Os longas custam 2 dólares e os curtas, 1 dólar. Para assistir é só colocar as infos do cartão de crédito e pronto, em instantes o filme começa a carregar via streaming, como o Youtube, o Vimeo etc. Há também a opção de pagar US$ 8 por mês (algo como 15 reais) para assistir a quantos filmes quiser.

Vi alguns curtas gratuitos e comprei um para ver como funcionava. Escolhi o Arca Russa, de Aleksandr Sokurov, um longa de cair o queixo, filmado todo num take só. A qualidade é bem OK. Se você está acostumado a assistir a filmes em Blu-Ray, TV Full HD e é todo fresco quando se trata de cinema, talvez se desaponte. Agora, se assiste filmes no laptop -muitas vezes baixado com arquivos de procedência duvidosa – não vai achar ruim a qualidade do Mubi – que funciona bem até quando se usa o recurso da tela cheia.

Site super útil para quem gosta principalmente de filmes que não são de Hollywood. Diversão garantida para quem quer conhecer novos diretores. Exemplo de como é possível sim adequar valores na internet, cobrando de forma justa por um serviço de qualidade. Aprovei e recomendo.

E já que estamos falando de cinema, vale dar uma conferida no excelente blog Cinema de Rua, mantido pelos caras do Estúdio Prompt (que são da Pompéia, onde tudo acontece). Lá eles postam belos curtas de diversos projetos. Só clicar e assistir, com qualidade bem decente.


Thiago Kaczuroski, o Kazu, escreve às quartas-feiras no Sete Doses e tem na disputa do filme favorito Casablanca e A Batalha de Argel.

Anúncios