.

…Continuação de terça

Certo que sua carreira no cimena havia acabado, mais uma vez o acaso surpreendeu Pancho Contreras. Novamente procurado pela equipe de produção do cineasta Robert Rodríguez foi contratado para fazer a consultoria da película entitulada “Los Muchachos de Antes No Usaban Gomina”.

Sua incumbência foi pesquisar bandas mexicanas e argentinas dos anos 90 que se enquadram na categoria latin indie. O ponto de partida foi o acervo da lextv Records, uma empresa do grupo lextv Network.

Animado por estar envolvido com uma grande gravadora, Pancho Contreras acreditou que agora sim, sua carreira de cantante aconteceria. Que a medíocre rotina de pequenas apresentações em casas de show de Ciudad Juárez para turistas fariam parte do seu passado comprometedor. Essa possibilidade encheu seu coração de alegria, a mesma quando alvejou a primeira vítima com uma bala regada a chili.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

01 – Plastilina Mosh – Mr P Mosh – MÉXICO

Formado pela dupla Alejandro Rosso e Jonaz. No início, por causa da sonoridade hip hop combinada ao rock’ n’ roll, eles foram comparados aos Beastie Boys. Para o disco de estréia, Aquamosh, o Beck deu uma “ajudinha” financeira.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

02 – Miranda – Don – ARGENTINA

O nome da banda é uma homenagem ao ator Osvaldo Miranda, protagonista do filme “Los Muchachos de Antes No Usaban Gomina”, de 1937. Talvez pela aparencia física, mas o vocalista Alejandro Sergi tem uma leve semelhança com o Brian Molko, do Placebo. Ah tem. OBRIGADO Alê pelo video.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

03 – Illya Kuryaki And The Valderramas – Jennifer Del Estereo – ARGENTINA

O Dante Spinetta, dupla do Emmanuel Horvilleur no Illya Kuryaki And The Valderramas, é filho do famoso cantor argentino Luis Alberto Spinetta. Nos anos 70 seu pai liderou duas bandas, o Almendra e o Pescado Rabioso. Com a segunda ele lançou Artaud, considerado o melhor disco da história da música argentina.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

04 – Molotov – Voto Latino – MÉXICO

Além de excelente banda, o Molotov merece destaque pelos nomes de alguns dos seus integrantes. Da formação original: o baixista Javier de la Cueva e o baterista conhecido como La Quesadillera. Da formação atual: o baixista Mickey “Huidos” Huidobro e o baterista Randy “El Gringo Loco” Ebright.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

05 – Cafe Tacuba – Chilanga Banda – MÉXICO

Além dos instrumentos usuais de uma banda de rock, o Café Tacuba incorpora elementos eletrônicos em suas músicas, como o uso do mellotron, um tipo de teclado eletromecânico polifônico. Cada disco soa diferente ao anterior.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

06 – Plastilina Mosh – Niño Bomba

As preferências musicas da dupla são bem definidas. O Alejandro Rosso gosta de Antonio Carlos Jobim, John Coltrane e música clássico. O Jonas prefere o Sepultura, o Soda Stereo e o Mano Negra. Oficialmente “Niño Bomba” foi lançada em duas versões, a Tampico Mix que está no podcast e a Explicit que você confere no video abaixo.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

07 – Illya Kuryaki And The Valderramas – Abarajame

Chaco foi o disco que proporcionou maior projeção à banda. O clipe de “Abarajame” recebeu o prêmio de Melhor Video, na premiação da MTV Latin America, de 1996.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

08 – Molotov – Gimme The Power

Uma das característica do Molotov está na forma de cantar, as músicas são interpretadas alternadamente por todos da banda fazendo uma mistura de inglês e espanhol. A outra são as letras politicamente engajadas. O clipe de “Gimme The Power” foi premiado em 1998 pelo MTV Video Music Awards, na categoria International Viewers Choice.

“…gente que vive en la pobreza
nadie hace nada porque a nadie le interesa
la gente de arriba te detesta
hay más gente que quiere que caigan sus cabezas
Si le das más poder al poder,
más duro te van a venir a coger,
porque fuimos potencia mundial
somos pobres nos manejan mal.

Dame, dame, dame todo el power
para que te demos en la madre
giveme, giveme todo el poder
so I can come around to joder
dameledameledamele todo el poder
dameledameledamele todo el power…”

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

09 – Miranda – Imàn

Em 2002 a banda recebeu o maior prêmio da sua carreira, a visita do próprio Osvaldo Miranda em uma das apresentações de Palermo Viejo, Buenos Aires. O ator não conteve os elogios e deu a sua benção aos “jovens e talentosos músicos”.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

10 – Cafe Tacuba – Alarmala De Tos

“…su madre, le metía al talon,
era perversa, y de mal corazón

su hermano, vivía en el reventón
el era el lilo, amante de un panzon

ese dia, pasaba normalmente,
cuando su padre, atacola de repente,
violola, con un deseo demente,
y ella quisó, morirse en ese instante,
mató a su padre, cuando este la seguía

mientras su madre, con su hermano le pedia,
penso que ayuda, jamás encontraría,
hasta que al fin, hallo un policía

alarma, alarmala de tos,
uno, dos, tres,
patada y cos…”

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

.

Em 2009 o MTV Latin America Award conferiu ao Cafe Tacuba o Premio Leyenda, merecido reconhecimento ao conjunto de sua obra, em 20 anos de carreira. A surpresa foi receber a estatueta das mãos de Mister Steve Patrick Morrissey.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

.

A idéia da dose_INDIE com bandas cantando em espanhol surgiu em junho de 2009 quando o Rics Torres e eu ficamos até mais tarde na redação do nosso antigo trabalho escrevendo e “layoutando” os projetos das revistas para o Prêmio Anatec. Com o tempo ela foi amadurecendo em nossas cabeças e em dezembro surgiu o nome CONTRERAS. Além de ser o sobrenome de uma amiga em comum, é um nome de peso para um personagem mexicano. Com tudo praticamente definido, faltava escolher a data para o podcast ser publicado. O Rics sugeriu a final da Copa caso o México fosse campeão, o que não aconteceu. A data e a gravação ficaram em aberto até que resolvi que a dose_INDIE PANCHO CONTRERAS seria a minha despedida para o meu grande amigo que desde terça-feira, dia 24, está na Espanha para “cinco meses de viagens de todas as naturezas”, como o próprio escreveu no seu post.

Abaixo os ERROS DE GRAVAÇÃO daquela animada tarde de quarta-feira, 11 de agosto.

Clique aqui para baixar a relação de TODAS as dose_INDIE.

Clique aqui para baixar o podcast no formato AAC para iPod.

Clique aqui para baixar o podcast no formato MP3.

Lex publica seu podcast às sextas-feiras no Sete Doses

Anúncios