Neste último mês de eleições, a guerra partidária entre Dilma e Serra não tem sido uma exclusividade das ações de seus marketeiros pessoais. Cada vez mais, diferentes setores da midia tem tomado “partido” e divulgado de forma escancarada a sua preferência. Não é novidade pra ninguém que no meio editorial, as nossas revistas semanais sempre tiveram um peso considerável em época de eleições. Cada uma tentando ao máximo influênciar os eleitores a favor ou contra de determinado político.

A Veja sempre foi irritantemente de Direita e a IstoÉ vergonhosamente de esquerda, ou seria ao contrário? Não sei quem é mais irritante ou que causa maior vergonha alheia.

Há algumas semanas, a Veja lançou nas bancas mais um golpe certeiro em Dilma. Deixando de lado questões políticas e analisando pro lado do design gráfico (que é do que se trata este post), a publicação da Editora Abril mandou muito bem! A capa ficou realmente muito boa e até quebrando um pouco os padrões visuais da revista. Na semana seguinte, a IstoÉ, deu o troco e repetiu a ilustração da concorrente, desta vez com o candidato José Serra. Surtiu efeito, todos comentaram e as duas já se tornaram capas clássicas na história das nossas revistas. Ponto para os dois editores de arte.

No momento que vi essas capas, lembrei de outras batalhas gráficas. Daí a idéia de fazer um post sobre o assunto. Até pesquisei nas 12 diferentes revistas que diagramei até hoje, quase setenta capas e não me recordo de nenhuma que tenha ficado parecido com outra. Talvez esteja na hora de fazer um plágio de mim mesmo!!! – rs

Vamos as capas:

Tragédia no Haiti. Um caso de puro acaso? Em meio a tantas opções, a mesma foto?

  

  Mais uma vez a mesma foto escolhida. E também as diferenças políticas

  

 Ô falta de criatividade…

 

Blogs por aí costumam ser mais criativos na hora de ilustrar o fenômeno do passarinho. 

 

O close, as unhas vermelhas, anel…O Designer fez um freela para a outra revista???

 

Humm….Que tal mudar alguma coisa dá próxima vez? – Talvez o fundo!

 

Fez a sessão de fotos e distribuiu por ai que nem santinho de campanha eleitoral

 

 

 

Essa é bacana, talvez a mesma sessão só que com um resultado final diferente. Na Bizz, um Chris Martin mais americano e na Rolling Stone mais inglês!!

 *  *  *

 

Alessandro Ziegler publica seus posts às quintas-feiras no setedoses

Anúncios