A dose_INDIE comemora os 25 anos do primeiro episódio da trilogia De Volta Para O Futuro, filme que tem lugar garantido na memória de quem viveu intensamente 1985. Estava no auge dos meus 11 anos. Na terça-feira da semana que vem, dia 26, ele será relançado nos cimenas ingleses e americanos por ser a data da viagem no tempo.

Completando a comemoração, no mesmo dia também será colocado à venda o box em blu-ray. Entre as novidades estão as cenas gravadas com o ator Eric Stoltz, escolhido para ser o Marty Mcfly mas dispensado pelo Robert Zemeckis após cinco semanas de filmagem. Revendo o material com o amigo e co-produtor Steven Spielberg, o diretor não estava satisfeito com a interpretação do ator.

O set list passeia pelas músicas do primeiro episódio e visita as bandas que de alguma forma estão envolvidas com a trilogia.

01 – Huey Lewis And The News – The Power Of Love
 
“The Power Of Love” foi lançada como single entre os discos Sports e Fore! O sucesso foi imediato, tanto que o diretor Robert Zemeckis a escolheu para ser a música principal do filme. “Back In Time” foi outra da banda na trilha, escrita exclusivamente para ela.

02 – ZZ Top – Doubleback
 
O trio anima a festa quando o prefeito inicia o funcionamento do relógio de Hill Valley, além de ter gravado “Doubleback”, a músca tema do terceiro episódio.

03 – Van Halen – Hot For Teacher

04 – Eddie Van Halen – Donut City
 
No primeiro episódio o Marty tenta de todas as formas convencer seu pai, George Mcfly, a convidar sua mãe, Lorraine Baines, para a festa de formatura. Um dos recursos foi fantasiar-se de alienígena do planeta Vulcano e usar o nome Darth Vader. A arma usada foi um walkman com a fita do Van Halen.

A música na verdade não é da banda e sim uma composição solo do Eddie Van Halen, encomendada para o filme The Wild Life, estrelado pela Lea Thompson, a Lorraine, mas tanto a trilha como a música nunca foram lançadas. Para a cena do quarto apenas o solo de guitarra foi mantido.

05 – Eric Clapton – Heaven Is One Step Away
 
Quando Marty volta para 1985 já no final do filme, no rádio do Red, mendigo que dorme no banco da praça, está tocando “Heaven Is One Step Away”, do Eric Clapton. “O Futuro está em suas mãos. Se você acredita em progresso, reeleja o prefeito Red Thomas” é o que diz o carro de som quando o Marty chega a 1955.

06 – Four Aces – Mr Sandman
 
“Mr Sandman” é a música que toca na loja de discos enquanto Marty observa, assustado, a Hill Valley de 1955.

07 – Marvin Berry And The Starlighters – Night Train
 
Enquanto George Mcfly aguardo o momento certo para “salvar” a indefesa Lorraine das mãos do “malvado” Marty, ele dança ao som de “Night Train”, de Marvin Berry And The Starlighters.

A situação foge de controle e gera o confronto final envolvendo o grandalhão Biff

08 – Chuck Burry – Johnny B Good
 
Na trama Marvin é primo de Chuck e liga para avisá-lo sobre o som de guitarra que o novato Marty apresenta com o Starlighters.

A baladinha romântica “Earth Angel” não entrou nessa dose_INDIE porque ela já foi publicada na edição 67: casais FAMOSOS do cinema – Dia dos Namorados.

.

Não posso terminar o post sem fazer comentário algum sobre o episódio 2, quando o Marty vai para o futuro de fato. A caracterização da cidade, a direção de arte e o cuidado com os objetos de cena IMPRESSIONAM. Um dos itens a venda com o famoso almanaque de esportes era o Macintosh 1, lançado em 1985.

Veja a plaquinha: “antique computer”

O que mais me encheu os olhos e em 1989 não tinha NOÇÃO ALGUMA do que fosse, era o entulho de laser discs, na viela quando Marty e Dr Brown deixam a desacordada Jennifer Parker enquanto eles salvam a pele do jovem Marty Mcfly Junior. O LaserDisc foi a primeira mídia com imagem em disco digital. Ele é o pai do DVD.

E para encerrar, também no episódio 2, a participação de Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers como Needles, o chefe do velho Marty Mcfly e como o motorista da pick up que o chama “pro racha”.

.

Clique aqui para baixar a relação de TODAS as dose_INDIE.

Clique aqui para baixar o podcast no formato AAC para iPod.

Clique aqui para baixar o podcast no formato MP3.

.

Lex publica seu podcast às sextas-feiras no Sete Doses

Anúncios