O Internacional tinha pouco a comemorar no final de 2002. A equipe evitou o rebaixamento para a Série B apenas na última rodada do Brasileirão, com uma vitória sobre o Paysandu, na cidade de Belém, em jogo definido por Mahicon Liberelato. Poucos dias depois do jogo, porém, o atacante morreu em um acidente de carro em Santa Catarina.

Depois do susto no Brasileirão, e da fatalidade com um de seus jogadores, o Internacional se reinventou. Voltou a dominar o futebol gaúcho, montou elencos competitivos, lutou seguidamente pelo título do Campeonato Brasileiro e acabou com sua sina de fracassos internacionais em grande estilo ao ser campeão da Libertadores e mundial em 2006.

Títulos e campanhas amparados por investimentos precisos, com recursos advindos, entre outras fontes de receita, do programa de sócios-torcedores mais bem sucedido do futebol brasileiro. Um programa de marketing alavancado pela paixão dos torcedores e a rotina de sucesso do clube.

Fase de conquistas que ajuda no surgimento de novas campanhas de marketing. Como em 2008, quando o Internacional tratou de valorizar a pouco atrativa Copa Sul-Americana com a idéia de que faltava apenas esse título para o time gaúcho ser “campeão de tudo”.

De acordo com o clube, só faltaria a Sul-Americana para o tricampeão brasileiro, campeão da Copa do Brasil, da Libertadores, mundial e da Recopa se tornar “campeão de tudo”. A torcida abraçou a ideia, o Inter, com aplicação tática e o talento de D’Alessandro foi à final da Sul-Americana.

Contra o Estudiantes, a equipe ganhou na Argentina por 1 a 0. Na grande decisão, o Beira-Rio lotou, mas o Estudiantes conseguiu levar a disputa para a prorrogação ao vencer por 1 a 0. No momento decisivo, Nilmar se consagrou (em uma história que mereceria outro post), definiu e deu o título ao Internacional. Agora, então, “campeão de tudo”. Jogada de marketing ou não, este foi o coroamento de uma fase de sucesso do clube. E com uma faixa de Mahicon Librelato sempre exposta no Beira-Rio.

Leandro Augusto publica vídeos sobre esportes aos sábados no Sete Doses.

Anúncios