O Fluminense não é mais o maior campeão estadual do Rio. Em 2009, o time das Laranjeiras perdeu a sua supremacia no Campeonato Carioca com a conquista do 31º título pelo Flamengo. A força do Fluminense no futebol do Rio, porém, é inquestionável, afinal, são 30 conquistas estaduais em pouco mais de 100 anos de história.

O sucesso do clube nacionalmente, porém, nem sempre foi o mesmo. O primeiro título nacional veio em 1970, com a conquista do Robertão. Depois, porém, com a criação do Campeonato Brasileiro, o Fluminense não conseguiu levantar troféus nacionais até 1984.

Nem a Máquina Tricolor foi capaz de dar um título nacional ao Fluminense. Em 1976, no Maracanã, a equipe parou nos pênaltis no Corinthians. Azar do Tricolor Carioca. Azar do Brasileirão. E o seu torcedor precisou esperar até 1984.

E foi um título com gosto de vingança. Afinal, em um duelo que repetiu a semifinal de 1976, o Fluminense eliminou o Corinthians, inclusive com uma vitória incontestável por 2 a 0 no Morumbi, e garantiu presença na sua primeira final do Brasileirão.

Fruto da qualidade e entrosamento da dupla Assis e Washington, imortalizada como “Casal 20”, que marcou 18 gols na competição. Além deles, ainda havia a segurança de Paulo Victor, a elegância de Ricardo Gomes, a força de Branco, a inteligência de Delei e o comando de Parreira.

E o craque do time nasceu no Paraguai. Misturando raça e uma qualidade técnica afiada, Romerito conquistou o seu espaço no Fluminense e foi o principal responsável pela criação das jogadas ofensivas. Fez cinco gols e o único das duas finais contra o Vasco e colocou seu nome na história do clube das Laranjeiras.

Depois do título de 1984 e de Romerito, o Fluminense sonhou com nova conquista em 1995, liderado por Renato Gaúcho, mas parou no Santos. Amargou três rebaixamentos, foi campeão da Copa do Brasil em 2007 e em 2010 teve outro gringo decisivo no elenco – Conca – para conquistar o seu segundo título do Brasileirão.

 

Leandro Augusto publica vídeos sobre esportes aos sábados no Sete Doses.

Anúncios